Impressão 3D

A impressão 3D está cada mais acessível, mas poucos poucos querem investir numa tecnologia ainda em desenvolvimento. Quem compra uma impressora hoje, ainda é considerado um early adopter, mesmo com a massificação enxurrada de opções de equipamentos.

Existem modelos FDM à venda na China que saem baratos mesmo quando você paga os impostos (consulte AliExpress, Banggood, entre outros), podendo chegar aqui por menos de R$1.500,00. Os filamentos estão a venda aos montes no Mercado Livre, por exemplo – média de 120 reais o rolo de 1kg, dependendo do tipo, marca. Pesquise sobre o tipo de filamento mais adequado para seu projeto, basicamente são 3 tipos mais usados (ABS, PLA ou Flex).

Impressão feita em resina
Impressão feita em resina numa AnyCubic Photon

Além destas, já com preços acessíveis temos as impressoras tipo SLA/LCD que entregam uma resolução excelente, podendo serem utilizadas para peças que necessitem de grandes detalhes, como joias, miniaturas, entre outros. Diferente das impressoras FDM, que usam a base de polímeros, a impressoras SLA/LCD utilizam uma resina especial, porém o kilo destas resinas são muito mais caros do que os rolos de filamentos. Uma boa impressora, acessível e fácil de usar é a AnyCubic Photon.

Muito mais do que explicar e falar sobre impressão 3D, este post é na verdade um Dica de como conseguir fazer sua impressão 3D de graça e na verdade você precisará de duas coisas: ter o seu próprio filamento para usá-lo e tempo para esperar a sua impressão ficar pronta.

A dica consiste em ir a uma Fab Lab. Elas estão espalhadas em alguns estados do Brasil (saiba mais).  As Fab Lab em resumo são uma iniciativa do MIT surgida em 2001 e já estão espalhados em vários países. Aqui em São Paulo, cidade onde moro, existem duas destas iniciativas: a Fab Lab Livre SP e a Garagem Fab Lab, onde a diferença é que a primeira é vinculada à prefeitura de São Paulo e o acesso é 100% gratuito e a Garagem é um projeto independente onde você assina um plano mensal para uso das diversas máquinas disponíveis (vale ressaltar que nas Fab Lab estão disponíveis não apenas impressoras 3D, mas fresadoras CNC, cortadoras laser, máquinas de costura, entre outras ferramentas, além do uso, você irá aprender utilizar as máquinas já que é oferecido o treinamento – e falando em treinamento, existem aulas de modelagem, eletrônica digital, etc. Ainda não tenho informação sobre Fab Lab acadêmica aqui no Brasil.

Para quem nunca trabalhou ainda com impressão 3D, não se empolgue muito, a impressão é beeeem demorada e ainda pode dar errado – mais um ponto para ir numa Fab Lab, já que você vai poder adquirir experiência antes de poder comprar a sua própria máquina.

É um tipo de experiência de produção muito interessante, recomendo a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *